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    Compatibilidade do directX 9 no Windows 7! E o WARP

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    Kelvin
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    Compatibilidade do directX 9 no Windows 7! E o WARP

    Mensagem por Kelvin em Qua 17 Dez 2008, 2:42 pm

    A produção do Direct3D 10, exclusivamente para o Windows Vista foi uma decisão muito impopular da Microsoft, os gamers que ainda apostam (e bem)no Windows XP, sentiram que era uma jogada da empresa de Redmond para obriga-los a mudar para o Windows Vista, para desfrutarem dos benefícios da nova tecnologia. Isto significa, que para alguém jogar um jogo como o Crysis, no Windows XP, com uma placa de vídeo compatível com o DirectX 10, só seria capaz de executá-lo no DirectX 9, por um lado, um jogador que utilize o Windows Vista seria capaz de fazer uso do DirectX10.

    Os jogadores com uma placa de vídeo compatível, com o DirectX 9, por outro lado também só puderam continuar a jogar o jogo, utilizando esta mesma versão. Ora, esta situação, é algo que a Microsoft, pretende alterar no Windows 7, esta nova versão do Windows, irá utilizar, o que eles chamam de Direct3D 10 Level 9 que permitirá aos usuários executar aplicativos Direct3D 10 em hardware Direct3D 9. Isto, terá obviamente um grande impacto sobre o desempenho gráfico do nosso computador.

    Windows Rasterization Advanced Platform (WARP) vai melhorar a performance, no caso de a placa de vídeo, não suportar Direct3D 9 ou Direct3D 10. Nestes casos, o Direct3D 10 poderá, ser emulado por software, a qualidade da imagem será quase idêntica, ao do Direct3D. No entanto, existem algumas desvantagens, por exemplo,uma enorme quebra no desempenho, que irá fazer, com que jogos como Crysis, nãso sejam jogáveis, mesmo com os processadores mais rápidos!!

    Uma das novidades reveladas para o Windows 7 é o Windows Advanced Rasterization Platform, ou WARP, que fará uso da CPU para exibir gráficos, mesmo games 3D. Para se ter uma idéia, a Microsoft testou inclusive o Crysis e postou os resultados.
    É óbvio que a intenção não é substituir placas de vídeo, que são
    muito eficientes, especializadas e possuem inúmeras vantagens como
    memória dedicada, barramento e um zilhão de processadores paralelos. O
    problema é quando uma delas falha por causa por qualquer motivo e o
    usuário fica chupando dedo até comprar uma placa nova, ou mesmo incapaz
    de acessar o computador para acessar a internet e pesquisar uma
    solução, que pode ser um upgrade de firmware.
    Além disso, uma nova geração de CPUs chegou e pede licença. Os
    processadores AMD Phenom, Core 2 Quad “Penryn”, iCore 7 e futuras
    gerações de CPUs farão um trabalho ainda melhor em auxiliar nas tarefas
    de renderização gráfica ou substituir temporariamente uma placa de
    vídeo defeituosa. Pense numa empresa com algumas centenas de desktops e
    placas de vídeo falhando, de tempos em tempos. O usuário não ficará
    mais sem acesso ao equipamento.
    Quem usa notebooks poderá usar a própria CPU com uma boa economia de
    energia, já que os chips gráficos são conhecidos como verdadeiros
    matadores de autonomia quando o computador está apenas na bateria.
    E o WARP está sendo construído como uma extensão do DirectX 10, não
    exige MMX, SSE ou SSE2, mas rodará otimizado quando encontrá-los e
    tirará proveito das novas instruções SSE4.1. Ele terá suporte a
    recursos gráficos avançados com hardware mínimo sendo uma CPU de 800MHz
    e 512MB de RAM.:
    - Fully supports all Direct3D 10 and 10.1 feature
    - Fully supports all the precision requirements of the Direct3D 10 and 10.1 specification
    - Supports Direct3D 11 when used with FeatureLevel 9_1, 9_2, 9_3, 10_0 and 10_1
    - Supports all optional texture formats, such as multi-sample render targets and sampling from float surfaces.
    - Supports anti-aliased, high quality rendering up to 8x MSAA.
    - Supports anisotropic filtering
    - Supports 32 and 64 bit applications as well as large address aware 32 bit applications.

    O público-alvo dessa tecnologia, segundo o artigo no MSDN são
    gamers casuais, que podem se beneficiar do poder extra oferecido pela
    nova geração de CPUs, aplicações comuns que poderão usar a aceleração
    gráfica e renderização avançada de games. Esse último eles mencionam
    especialmente os desenvolvedores de games, para testar se artefatos,
    diferenças e defeitos em seus jogos são resultado da programação do jogo ou de drivers de fabricante.


    Repare que um processador Quad Core Penryn supera em performance o
    vídeo onboard da própria Intel, o que confirma o quão patético é a
    performance deles para aplicações 3D. E se a AMD conseguir, de fato,
    lançar o Fusion em 2011, já terão uma base instalada para fazer uso da tecnologia e que o vídeo onboard descanse em paz.


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