Não é exagero dizer que algumas batalhas dos videogames mexem com a sua cabeça - mas o esforço criativo de Hideo Kojima com Psycho Mantis se separa por fazer isso mais literalmente do que o normal. A estranheza já começa de cara: você vê imagens dele em sua mente, se infiltrando no meio da trama como alucinações... que a doutora Naomi Hunter explica como ïnterferência psicométrica". Mas isso é só o começo...
Tendo reencontrado Meryl em outro momento do game, eles se preparam para invadir um escritório... e a companheira aponta uma arma para Snake e pede que ele faça amor com ela! Flashes revelam que ela está sendo manipulada por Psycho Mantis, e o jogador é obrigado a nocautear Meryl sem matá-la. O protagonista percebe a presença do inimigo com poderes mentais, e provoca: "Camuflagem ótica? Espero que não seja seu único truque!". Isso leva Mantis a exibir seus poderes - e criar um dos shows mais bizarros já visto nos videogames.
O criador Hideo Kojima brinca várias vezes de derrubar a quarta parede - ou seja, deixar que os personagens da trama "saibam" que existe alguém jogando do outro lado da tela. Usando quatro truques, Mantis começa seu pequeno show de horrores: primeiro, o jogo analisa os dados do cartão de memória e "comenta" sobre a habilidade do jogador (ele vê quantas vezes você morreu ou foi avistado pelo inimigo e comenta sobre sua personalidade). Depois, ele vê se existe algum arquivo de save de game da Konami no cartão, e fala coisas como "Ahhhh, você gosta de Castlevania, hein?". Mas se você ainda não está convencido, ele decide exibir sua telecinésia: Mantis pede ao jogador que coloque o controle no chão... e faz ele se mover com o poder da mente no mundo real! Claro, isso é feito usando a função de Rumble do DualShock, mas não deixa de ser um truque interessante.
Mas e o quarto truque? Bem, esse não acontece em uma cena não-interativa, mas na própria batalha. O jogador fica incapacitado de atingir o soldado russo pois ele consegue "ler sua mente". O game deixa você apanhar um pouco - e talvez até descobrir o truque - antes de cantar a sacada através de uma dica do Coronel Campbell: Mantis está interceptando seus comandos pelo videogame. Para impedir que ele faça isso, você deve colocar o controle na porta para o segundo jogador, e só aí é possível atingir o chefe.
Tendo reencontrado Meryl em outro momento do game, eles se preparam para invadir um escritório... e a companheira aponta uma arma para Snake e pede que ele faça amor com ela! Flashes revelam que ela está sendo manipulada por Psycho Mantis, e o jogador é obrigado a nocautear Meryl sem matá-la. O protagonista percebe a presença do inimigo com poderes mentais, e provoca: "Camuflagem ótica? Espero que não seja seu único truque!". Isso leva Mantis a exibir seus poderes - e criar um dos shows mais bizarros já visto nos videogames.
O criador Hideo Kojima brinca várias vezes de derrubar a quarta parede - ou seja, deixar que os personagens da trama "saibam" que existe alguém jogando do outro lado da tela. Usando quatro truques, Mantis começa seu pequeno show de horrores: primeiro, o jogo analisa os dados do cartão de memória e "comenta" sobre a habilidade do jogador (ele vê quantas vezes você morreu ou foi avistado pelo inimigo e comenta sobre sua personalidade). Depois, ele vê se existe algum arquivo de save de game da Konami no cartão, e fala coisas como "Ahhhh, você gosta de Castlevania, hein?". Mas se você ainda não está convencido, ele decide exibir sua telecinésia: Mantis pede ao jogador que coloque o controle no chão... e faz ele se mover com o poder da mente no mundo real! Claro, isso é feito usando a função de Rumble do DualShock, mas não deixa de ser um truque interessante.
Mas e o quarto truque? Bem, esse não acontece em uma cena não-interativa, mas na própria batalha. O jogador fica incapacitado de atingir o soldado russo pois ele consegue "ler sua mente". O game deixa você apanhar um pouco - e talvez até descobrir o truque - antes de cantar a sacada através de uma dica do Coronel Campbell: Mantis está interceptando seus comandos pelo videogame. Para impedir que ele faça isso, você deve colocar o controle na porta para o segundo jogador, e só aí é possível atingir o chefe.